A COMUNA 13 e os projetos StairWay to English e StairWay to StoryTellers (Medellin)

 Em uma apresentação do Viagens em Educação na casa do Projeto PlatoHedro, em Medellin, fomos generosamente convidadas a conhecer a Comuna 13 e alguns projetos que são realizados lá.

Medellin é dividida em zonas e comunas. Ao total são 16 comunas. A Comuna 13 é composta por 21 bairros e tem um passado marcado por uma dura guerra civil que assolou sua população por muito tempo.

comuna-13-tours

 

Para ajudar a pôr fim a essa onda de violência, os e as moradoras da comunidade começaram uma serie de iniciativas e projetos sociais para, de uma certa forma, preencher o ambiente comum com boas historias e boas relações.

Também com a intenção de superar anos de violência na região, o governo local construiu varias estruturas públicas que acabaram situando a Comuna 13 no mapa turístico da cidade. Por exemplo, a comuna é famosa por suas escadas rolantes ao ar livre.

O STAYWAY TO ENGLISH

stairway-to-englishDesse novo fluxo de turistas na comuna e dessa onda de iniciativas sociais nasceu um projeto de cursos de inglês oferecidos de maneira gratuita, com o objetivo de contribuir com a relação da população local com turistas que vem diariamente conhecer a comunidade.

Fui atenciosamente recebido numa tarde de domingo, pelos alunos e professores voluntários desse projeto, chamado StairWay to English.

Nesse dia as aulas estavam sendo ministradas por alunos e alunas mais avançadas. As turmas contam com estudantes de várias idades e se encontram algumas vezes na semana para estudar inglês.

O projeto ocupa juntamente com outros projetos da comunidade, o espaço de um edifício publico, construído junto a estrutura das famosas escadas rolantes.

O StairWay to English conta com o apoio do Instituto Prime. Prime oferece cursos pagos de inglês e espanhol, e repassa uma porcentagem do valor arrecadado com os cursos para o Stairway to English. E alguns dos professores voluntarios no StairWay to English também são professores do Instituto Prime.

Me chamou muito a atenção a dedicação, o amor e o cuidado investidos pelos professores, alunos e alunas, a esse projeto.

O STAYWAY TO STORYTELLERS

Por iniciativa dos alunos e alunas do curso de inglês nasceu o StayWay to StoryTellers, que é um projeto que realiza passeios turísticos pela comuna. Nesses stairwaylogo-242x300passeios, os turistas tem a oportunidade de conhecer vários pontos da comuna, aprendem um pouco da historia do bairro, experimentam da comida local e tem contato também com a interessante cena de arte urbana da Comuna.

O passeio é realizado de maneira muito atenciosa por jovens que seguem estudando e cooperando com o curso de inglês na comuna.

Esses dois projetos e o clima de mobilização em prol do bem comum da região são grande motivo de orgulho de seus alunos, alunas, voluntários e voluntarias.

Muitas outras iniciativas também acontecem nesse contexto de mobilização por uma comunidade melhor para todas as pessoas. São projetos profundamente enraizados e acompanham muito bem o contexto da comunidade. E isso talvez explique um pouco o grande fôlego e disposição que demonstram as pessoas envolvidas.


Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s